segunda-feira, 11 de março de 2013

Olá!

  Olá, pessoal! Começo agora o meu blog para a Coletânea FB 2013, cujo tema é "Um encontro com Vinícius de Moraes". Aqui você poderá conhecer um pouco mais sobre a vida e a carreira deste poeta, jornalista, dramaturgo, diplomata e -ufa!- compositor brasileiro.


  Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinícius de Moraes ou até mesmo como "o poetinha", nasceu em 19 de outubro de 1913 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes e Lydia Cruz, foi o segundo de quatro filhos e desde cedo mostrou vocação para a poesia.
  Mudou-se para Ilha do Governador em 1922, e lá fez amizade com os irmãos Haroldo e Paulo Tapajós, começando, assim, a fazer suas primeiras composições e apresentações em festas de amigos. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Direito do Catete, em 1933 e cinco anos depois ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas em
Oxford. Ao voltar para o Brasil, trabalhou como crítico de cinema no jornal A Manhã e como colaborador da revista Clima
  Foi aprovado no concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) em 1943, no qual tinha sido reprovado no ano anterior, e começou a carreira de diplomata como vice-cônsul em Los Angeles e, mais tarde, trabalhou em Paris e Roma. Em meados da década de 1950, sua carreira musical deslanchou e suas composições foram gravadas por diversos artistas renomados.
 Foi encontrado na banheira de sua casa com dificuldades de respirar (problema decorrente da esquemia cerebral), e morreu na manhã do dia 9 de julho de 1980, aos 66 anos.


  É isso, pessoal. Espero que vocês continuem acompanhando o blog, pois pretendo postar muito mais coisas interessantes. Até a próxima ;))
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário