terça-feira, 12 de março de 2013

Os amores de um poeta

  Oi, pessoal!
  Vocês sabiam que Vinícius já casou-se nove vezes? Pois é. No livro "Vinícius de Moraes: o poeta da paixão - uma biografia", o autor José Castello relata sobre cada uma das paixões do poetinha.

(Fonte: Literatura & Rio de Janeiro)


• Tati Moraes (1938-50): Conheceram-se na casa de Carlos Leão. Os dois se atraem fulminantemente, e Tati rompe seu noivado com um rapaz da alta burguesia contra a vontade de sua família para ficar com Vinícius.

• Regina Pederneiras (1945-46): Vinícius conhece Regina, que é nove anos mais nova que ele, e seu casamento com Tati entra em crise. Eles se encontravam quase todos os dias num barzinho em frente ao local onde ela trabalhava. Vinícius, então, separa-se de Tati e logo casa no religioso com Regina numa pequena igreja em Petrópolis. O casamento não dá certo e pouco antes de um ano depois, Regina deixa Vinícius, que entra numa profunda depressão.

• Lila Esquerdo Boscoli (1951-56): Conhecem-se por intermédio de Rubem Braga. Lila, que era fã de Vinícius, era amiga da amada de Braga, que usou os dois como cupidos.

• Lúcia Proença (1957-62): Lucinha e Vinícius se encontram em Paris na Sexta-Feira da Paixão. O relacionamento foi adúltero, já que ambos eram casados.

• Nelita de Abreu (1962-67): Conheceram-se por intermédio de Noelza Guimarães. "O que está havendo contigo, menina?" Vinícius perguntou a ela. "Eu não sei bem", ela disse, "mas acho que estou apaixonada por você."

• Cristina Gurjão (1968-69): Vinícius, ainda casado de Nelita, atrai-se por Cristina dentro de um trem noturno que ia até São Paulo. No vagão-bar, Rubem Braga, após tomar o último uísque, disse: "Vinícius, vou dormir. Mas cuide direito de Cristininha."

• Gesse Gessy (a partir de 1969): Após Cristina, que estava grávida de Maria (filha de Vinícius), voltar de uma viagem de Portugal, descobre que seu marido estava tendo um caso com outra mulher. "Só quero saber uma coisa: ela é mesmo importante pra você?", Cristina pergunta. E Vinícius responde, sem conseguir encará-la: "É."

• Marta Rodriguez (1976-77): Conheceram-se no fim de um show de Vinícius de Joyce no La Fusa. Marta foi ao camarim e apresentou-se como uma fã. Daí em diante, começaram a se falar por telefone, e como a relação com Gesse Gessy não ia nada bem...

Gilda de Queiroz Matoso (1978- ): Após a relação com Marta Rodriguez ter terminado, Vinícius estava sozinho. Sua saúde não ia nada bem. Vinícius e Marta se atraem em um ônibus que os levava a um hotel, onde ficaram de mãos dadas por todo o trajeto. Ela foi sua última mulher, com quem ele ficou até 1980, ano de sua morte.

(Trechos adaptados do livro de José Castello) 


 E qual dessas mulheres Vinícius amou mais? Todas! Afinal, como ele mesmo dizia: "... que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure."

Nenhum comentário:

Postar um comentário